“Corrupção, a partir de certo nível, exige que todos sejam corruptos. Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis. É um processo negativo de seleção” - Ladislau Dowbor

Bom dia,

Em meio a tantas notícias negativas, surge uma que merece destaque: Roraima será representado no Prêmio Innovare, uma das premiações mais conceituadas da justiça brasileira, por um sistema criado por um policial civil de Roraima, o Programa Canaimé.

um banco de dados com mais de dois mil cadastros de infratores, de pessoas com histórico prisional, foragidos ou com mandados de prisão em aberto, que pode ser consultado 24 horas, por meio de dados pessoais. O banco tem até um registro com mais de 1.800 tatuagens, que também ajudam a identificar o elemento investigado ou suspeito.

A importância de participar de um prêmio desses é que a comunidade jurídica reconhece o Innovare como importante meio de valorização e disseminação de boas práticas do nosso sistema de Justiça. E o Programa Canaimé, criado pelo policial civil, Arthur Rosas de Almeida Junior, que é bacharel em Administração de Empresas, é um dos fortes candidatos ao prêmio.

Além de proporcionar uma ferramenta de auxílio nas recapturas de detentos e na rotina das unidades prisionais, permite gerenciar todas as atividades relativas ao sistema prisional, tanto na área administrativa quanto nas atividades dos detentos, como atividades laborais, visitas de familiares, saídas para atendimento médico, dentre outras.

O Canaimé tem se mostrado também como um importante instrumento de auxílio para outras instituições que atuam na área de segurança no Estado, devido ao seu diversificado e substancioso arquivo.

Em resumo, se o sistema prisional não vai bem, com certeza não é por falta do trabalho de captura e de monitoramento daqueles que devem à Justiça. E não será surpresa se este programa for um dos premiados.

 REPETECO

A situação de calamidade do Hospital Geral de Roraima (HGR) foi notícia em nível nacional na manhã de ontem. Nada além do que já sabemos. E parece que esse caos não incomoda mais os políticos, pois as cenas de tão repetidas acabam parecendo algo “normal”. Além disso, as autoridades que adoeceram e necessitaram de atendimento especializado não hesitaram em ir para outro Estado.

 PADRÃO FIFA

Se os políticos tivessem que ser tratados aqui, com certeza o HGR e outras unidades de saúde não estariam nessas condições. Porém, sequer o governo consegue consertar o telhado do hospital para que não alague quando chove. A cena do HGR contrasta com os comitês eleitorais dos políticos: enquanto as unidades de saúde estão caindo aos pedaços, alguns comitês parecem ter sido construídos no “padrão Fifa”.

 EXEMPLOS

O mesmo ocorreria em outros setores. Se as mulheres dos políticos tivessem que ter seus filhos na maternidade pública, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth seria referência nacional. Se os filhos dos políticos estivessem matriculados nas escolas públicas, as redes municipal e estadual de ensino seriam exemplos de boa administração. Se os políticos não tivessem policiais como segurança e motoristas, a segurança pública estaria em ótimas condições.

 CORREIOS

Se o cidadão roraimense já estava reclamando da demora na entrega de correspondência, a partir de agora terá mais motivos para espernear. É que desde ontem começou valer o prazo para que os Correios deem prioridade postal aos partidos políticos que enviarem a propaganda de seus candidatos registrados. Traduzindo: mais atrasos para receber contas e faturas.

 CORES

Um fato no mínimo curioso é que o comitê de campanha eleitoral do governador Chico Rodrigues (PSB), recém-inaugurado, tem as mesmas cores dos institucionais e da logomarca do Governo do Estado: verde, branco e laranja. Pelo que se sabe, as cores do PSB são vermelho e amarelo, cujo símbolo é uma pomba branca.

 GOLPE

A esperteza de alguns empresários não tem limite. Além das constantes fiscalizações que têm encontrado produtos com prazo de validade vencido, uma nova desonestidade tem sido relatada pelos consumidores: venda de frango “recheado” com água congelada por dentro. Um leitor comprou o produto e, ao chegar em casa, percebeu que o frango tinha uma pedra de gelo que alterava o peso em 500 gramas. É mole?

 VALIDADE

Há outro caso que também merece ao menos uma reflexão. Um grande supermercado decidiu montar um estande somente com produtos que estão com prazo de validade perto de vencer. Há placas avisando que os produtos estão perto de vencer, um deles já no dia 14, mas não é uma atitude condizente com quem deseja o melhor ao consumidor. Esses tipos de mercadoria ao menos poderiam ser doados ou mesmo descartados. Mas, não. O lucro fala mais alto.

 REPERCUSSÃO 1

A repercussão da fala do líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, no domingo, em um evento internacional, em Paraty, incomodou o senador Romero Jucá (PMDB). Ele pediu espaço para contestar a matéria feita pela Folha de São Paulo, que publicou ontem seu direito de resposta. Jucá defendeu-se dizendo que não promove invasão de terras indígenas nem atividades garimpeiras. Disse ainda que a Polícia Federal tem combatido a ação garimpeira na Terra Indígena Yanomami.

 REPERCUSSÃO 2

O parlamentar voltou a dizer que a posição do líder indígena está relacionada à disputa eleitoral em Roraima ao Governo do Estado, em que o filho dele, deputado estadual Rodrigo Jucá (PMDB), é vice na chapa a reeleição do governador Chico Rodrigues (PSB). Sem citar nome desta vez, disse que Kopenawa “apoia a candidata adversária de seu filho”.

 IMAGEM

Uma das imagens mais compartilhadas desta semana nas redes sociais é a de uma viatura do Ronda no Bairro que estaria supostamente deixando uma criança na escola. A foto mostra o número da viatura e o número do telefone que a guarnição atende.  Como ironia, os internautas ainda relembram o caso da viatura do Bope que levou uma noiva para o altar.